top of page
Casual-Presenter-90222.gif

DISPONÍVEL

depois da quarentena imposta pelo coronavírus

FOTO 3.jpg
FOTO2.JPG
FOTO4.jpg

Palavras Introdutórias da Profª Vera Dias

  A coisa mais empolgante para mim foi criar essa página aqui. Pois nela estarei apresentando a maior prova para os professores brasileiros de ensino fundamental e médio de como aplicar a obra de Cruz e Sousa em seus projetos pedagógicos e com isso enriquecer o repertório cultural e o vocabulário de seus alunos. 
   O principal objetivo aqui é descrever por meio de fotos e documentos como implementar em sala de aula projetos que possam entusiasmar tanto professores e alunos a estudarem, se aperfeiçoarem e, acima de tudo, a desmentir a lenda de que o estilo literário da poesia simbolista é difícil para os alunos dominarem e compreenderem as palavras.
  Uma das professoras, Silvana Cenci, do colégio estadual Escola da Ilha, com quem mantive contato em Santa Catarina, me deu o seguinte depoimento que transcrevo aqui :


"Apliquei com sucesso meu projeto pedagógico ano passado sobre a poesia de Cruz de Sousa em sala de aula. É verdade quea poesia simbolista tem, em geral, um vocabulário rebuscado. Mas para isso os alunos tiveram todo o tempo uma ajuda preciosa e indispensável : o dicionário tanto sob a forma de livro físico quanto sob a forma de consulta pela internet à disposição deles nos laboratórios de informática da escola. A poesia de Cruz Sousa, apesar de ser de difícil compreensão, estimulou muito a criatividade dos alunos, que puderam criar as suas próprias poesias e despertou neles o interesse pela sonoridade das palavras e o desejo de expandiram o seu vocabulário”.

     Além disso, ela ainda acrescentou :
 

      " No Encontro Cultural, em julho do ano passado , os alunos  apresentaram um varal com poesias de Cruz e Sousa, ilustradas como atividade das aulas de artes plásticas. O varal também incluía uma poesia coletiva, criada pelos próprios alunos.No Arte da Ilha, os alunos apresentaram uma peça criada por eles  – diálogos e figurinos incluídos – que relatava alguns fatos significativos da vida do poeta, em diversas fases da sua vida, criança, jovem e adulto."

       
Na coluna à esquerda, em azul, basta os visitantes dessa página clicarem as fotos para serem direcionados para conhecer em detalhes os projetos que já foram ou estão ainda em fase de implementação nas escolas públicas sobre a obra de Cruz e Sousa em detalhes. E com isso espero estar fornecendo uma grande contribuição para nossas guerreiras professoras brasileiras que ministram aulas de língua portuguesa e literatura brasileira país afora. Todos os projetos foram testados e aprovados por uma equipe de consultores reunida por mim constituída por ex-alunas do curso de Letras da UNESA que ministrei aulas em 2012 e hoje são professoras concursadas de colégios públicos e algumas estão contribuindo e me fornecendo materiais e retorno de suas próprias práticas pedagógicas.   

Galeria de Imagens

    João da Cruz e Sousa, ilustre catarinense multifacetado, tem hoje seu nome gravado em inúmeros monumentos e prédios de Santa Catarina, em particular no Palácio situado na Praça XV, no Centro de Florianópolis, que abriga um museu histórico. Abaixo, os visitantes dessa página podem ver as fotos que me foram passadas pelas professoras da Escola da Ilha a respeito a visita de seus alunos das turmas 4º A e 4º B ao Museu Histórico Cruz e Sousa em Santa Catarina em julho do ano passado.

bottom of page